10.  ANEXOS EXTERIORES da Catedral: A sala da Confraria e a casa do Cabido.
 
11. CERÂMICA - Não sendo muito rica em cerâmica, merece no entanto ser referenciada porque possui algumas peças de valor: os azulejos da sala da confraria, séc. XVIII, os dois "Panneaux" da capela do Amparo.  Os primeiros são de corazuis, verdes, vermelhos e brancos a fazer aspiral tendo sido ali colocados a pedido do rei D. Manuel.

 

Sé do Funchal, 29/03/2006

Trabalho realizado - Cónego Manuel Martins

 

     Esta pintura mural pintada afresco que se encontra na Sé Catedral do Funchal representa Adão e Eva no paraíso, foi originalmente executada para decorar as paredes de uma ante-sala que dava acesso à Sacristia que infelizmente foi demolida na década de 80, ficando apenas como referência estas duas paredes com frescos.

    A pintura foi executada no século XVIII, como confirma a documentação existente que refere que a construção do cabido e obra mandada executar por D. João V e que em 1732 é aprovado o orçamento para as referidas obras.

    A técnica de pintura mural afresco é uma técnica antiga executada sobre uma base de gesso ou nata de cal ainda húmida, por isso o nome derivado da expressão italiana Afresco, na qual o artista deve aplicar pigmentos puros diluídos somente em água.

     Dessa forma, as cores penetram no revestimento e, ao secarem, passam a integrar a superfície em que foram aplicadas. A técnica exige do artista muita destreza e rapidez, pois a secagem é muito rápida, o que obriga o pintor a ser ainda mais rápido e competente no que faz.

    Uma das grandes desvantagens do afresco é a quase impossibilidade de corrigir erros depois da conclusão da pintura. O fresco que inicialmente se encontrava no interior, passou a estar no exterior e foi ao longo dos anos coberto por camadas de reboco muito fino a base de cal.

           Foi recentemente alvo de uma intervenção de conservação e restauro, esta intervenção permitiu voltar a ter uma boa leitura do que esta pintura já representou no passado. Ainda se encontra em investigação o autor deste fresco esperamos muito em breve poder devolver um pouco mais da sua história.

Patricia Dantas

© Catedral do Funchal - Pe. Ignácio F. Rodrigues

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